terça-feira, 28 de julho de 2009

Vigiando e orando - Mateus 26:41


"Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guardas contra eles, de dia e de noite." (Neemias 4:9)
Conquistar territórios é um grande desafio, mas manter aquilo que já conquistamos pode ser um desafio ainda maior. A guerra do Iraque ilustra muito bem isso. Os estados Unidos conquistaram o Iraque rapidamente e sem tantas baixas. Porém perderam muito mais oldados e recursos tentando manter a conquista daquele país. Isso também acontece em nossas vidas. Nem sempre começar bem é sinal de sucesso. A marca dos vencedores é manter-se constante e perseverar até o fim preservando aquilo que se conquistou.
Neemias foi um líder levantado por Deus para reconstruir os muros de Jerusalém. Tudo estava aparentemente bem. Neemias tinha convicção do chamado de Deus, tinha homens e recursos para fazer aquela obra e , além disso, tinha autorizaçao expressa do rei. Porém, logo soube que a tarefa não seria fácil. Os inimigos estavam se preparando para atacar. Como cristãos, não podemos viver de ilusões. O próprio Jesus disse: "no mundo tereis aflições". A palavra de Deus não promete uma viagem tranquila, mas um final seguro!! estamos em guerra, e na guerra é preciso lutar!! Neemias compreendeu isso e sua resposta imediata foi ORAÇÃO e VIGILÂNCIA. essas duas atitudes garantem a vitória dos filhos de Deus. São dois lados da mesma moeda.
entretanto, erramos quase sempre porque priorizamos uma dessas atitudes em prejuízo da outra. A maioria dos cristãos ou oram, ou vigiam. explico melhor: Sem oração não há vitória. Nossa vida de oração é como uma semeadura espiritual que revela a colheita que nos aguarda. Precisamos orar e Neemias percebeu isso quando disse "porém nós oramos ao nosso Deus". Mas aqui reside um problema, muitos cristãos oram, mas não vigiam. Oram, mas não agem. Oram, mas não decidem. Descansam demais na soberania de Deus. Neemias depois de orar colocou guardas para vigiar, armou o povo, colocou atalaias nos muros. ele teve iniciativa, ele desenvolveu uma estratégia, ele fez alguma coisa. Para vencer temos que entender que tudo começa com a oração, mas não termina com ela. Precisamos agir também. é importante que você comece com a oração, mas a pergunta é: Tem vigiado? Tem agido? Tem decidido? Tem se esforçado?
Por outro lado, existem aqueles que tem a tendencia de vigiar sem orar. São ativistas, tem iniciativa, agem, se esforçam, porém sem oração, não tras resultados porque não tem A benção de Deus. Talvez você esteja lutando muito com seu braço, mas orando pouoc. que tal pedir o auxílio do braço do Senhor? ele quer estar ao seu lado nesse momento da sua vida. ele quer lhe dar direção, conforto e poder para conquistar e manter territórios. Oração e vigilância, é a receita dada por Jesus, foi o segredo da vitória de Neemias e será a chave da nossa vitória também!!!
Por Pr. Jonas Alencar

Nenhum comentário: